Vender na internet e ter um website é parecido mas são coisas diferentes

A maioria dos vendedores e empresas ainda estão convencidos que vender na internet é ter uma página de internet e aguardar alguns instantes para receber umas centenas de encomendas milionárias – e embora seja verdade que existem negócios milionários na internet (sobretudo nos primeiros leilões on-line e no sector de jogo e apostas), apesar disso, não é verdade que ter um a página de internet seja, per si, um negócio milionário.

Por vezes acontece, mas é raro. Por isso, ter uma página de internet significa receber mais alguns clientes novos, significa que comunicamos melhor e de forma mais rápida com uma grande parte dos nossos clientes habituais e conseguimos dar-lhes mais informação (consciente e inconscientemente). O seu sucesso e a quantidade das suas vendas depende da forma como consegue aproveitar o restante potencial da internet, dirigindo os potenciais clientes para o seu site.

Com uma página de internet você terá mais clientes, terá clientes mais satisfeitos e mais informados. Mas para retirar grandes dividendos da sua loja on-line precisa de ir um pouco mais longe, não basta coloca-la em funcionamento.

Ter uma página de internet é um pressuposto e uma condição, mas a sua estratégia vendas pode ir mais longe, muito mais longe.

Lembre-se que ter uma página de internet é como ter uma nova loja, escritório ou armazém e colocar lá um funcionário administrativo preparado para ajudar e informar os seus clientes. Na internet, ter uma loja on-line ou um website é o mesmo que ter um armazém e um funcionário. Mas isso só por si não chega para você vender bem. E da mesma maneira que divulga e promove a sua loja também precisa de promover o seu site ou asua loja online.

Os passos a dar são os mesmos, muda apenas a forma como são feitos. Da mesma maneira como dá visibilidade ao seu negócio com reclames luminosos e placas de sinalização vai ter de garantir que a sua página Web aparece nos motores de busca e vai ter de criar anúncios e banners publicitários que direccionem os clientes para a sua página. Ao mesmo tempo, vai precisar de desenvolver a sua actividade comercial mas agora comunicando na internet para angariar contactos electrónicos, enviar de e-mails promocionais a esses contactos, lançar campanhas e promoções nas redes sociais, etc. No básico, a actividade comercial mantém-se mas são acrescentados novos métodos e novos canais de comunicação.

Aquilo que aqui se propõe é que você alargue o seu campo de visão também para outras ferramentas da internet, outras formas de manter contacto regular com os seus clientes, para aumentar as suas oportunidades de negócio.


Voltar atrás