Vender na internet: clarificação do conceito e objectivos

Muitas vezes, associamos o conceito de vender na internet à concretização de negócios ou seja à efectiva troca de serviços ou produtos por dinheiro, no sentido estrito do termo “vender”. E apesar de vender na internet ser isso mesmo, neste manual mas também em muitas outras fontes de referência, quando se refere à venda fala-se de forma global em todo o processo de venda. Vamos esclarecer o que é afinal o processo de venda on-line.

O processo de venda

Tal como no modelo tradicional de vendas, também na internet o seu processo de venda é composto (e aqui há diferentes teorias) por 4 etapas fundamentais que são: a captação de clientes, a gestão de oportunidades, a negociação e a venda. Ao longo deste processo decorre também uma etapa global a que chamamos de comunicação e fidelização do cliente, que consiste nas estratégias e meios utilizados ao longo de todo o processo de venda com o objectivo de aumentar a satisfação do cliente e a qualidade do serviço pós-venda.

O que muda

Quando falamos em vender na internet não falamos só em receber encomendas e enviar produtos, fala-se em manter contactos regulares com todas as pessoas que já conhecemos, fala-se em conhecer mais pessoas, fala-se em estabelecer mais e melhores relações com outras pessoas, fala-se em organizar melhor esses contactos, em apoiar mais o cliente na sua decisão de compra, e, por fim, fala-se em estar ao lado do cliente todos os dias, sempre que ele precise – estejam na mesma rua ou em continentes/países diferentes.

Além disso, aquilo que era impossível no dia-a-dia do mundo real, hoje torna-se possível e até frequente no espaço digital. O que muda com a internet, é que agora você consegue comunicar rápida e facilmente com todas as pessoas que já tinha dispensado da sua carteira de clientes, consegue recuperar negócios que pensava já estarem perdidos e aproveitar oportunidades que nunca conheceu, simplesmente porque não manteve contacto com muitas das pessoas que conhece

Valorização do contacto electrónico

Quando utiliza meios de comunicação online, você começa a atribuir maior importância aos contactos electrónicos e começa a valorizar outras formas de estabelecer contactos com os seus clientes. A sua rede de contactos deixa de estar num papel e passa a estar em bases de dados, passa a estar reunida em chats, fóruns, blogs, redes sociais entre outros instrumentos facilitadores da comunicação.

Alargar zona de actuação geográfica

Pode estar disponível para responder às necessidades de clientes mais distantes, em outras regiões do país ou em outros países. Não é necessário que alargue a sua área de actuação geográfica, mas se tiver interesse no alargamento, poderá abrir ainda mais portas ao sucesso do seu negócio.

Resumindo

Vender na internet é, portanto, aproximar pessoas, facilitar negócios e aumentar as vendas, mas para isso acontecer há qualquer coisa que hoje você não pode consentir – não pode permitir-se a perder de vista o seu cliente ou a sua oportunidade – como não consegue fazê-lo sem meios electrónicos, então seja um vendedor tecnológico, e quando perder negócios que seja pela força dos outros e não pela sua fraqueza.


Voltar atrás