A internet e futuro do Colombo e do Norte Shopping

Esteja descansado porque a internet não vai extinguir por completo o comércio tradicional – Nem a mercearia, nem o C. Comercial Colombo, nem o Norte Shopping. Mas a tendência de substituição destes conceitos de negócio, é indubitável. De facto, ainda hoje há mercearias de esquina – são em menor quantidade mas existem. E é isso que vai acontecer a si e aos seus concorrentes – vão ser menos mas vão continuar a existir. E desses, os maiores e mais gordos serão aqueles que hoje estão a criar as maiores lojas on-line e a planear as melhores estratégias de marketing para promover essas lojas.

Outros sinais da mudança

Esteja atento aos sinais: em poucos anos uma grande parte da população começou a utilizar diariamente a internet, as pessoas começaram a confiar nas transacções electrónicas (porque os meios de pagamento e os intermediários ganharam segurança e confiança), as maiores empresas do mundo vendem online e muitas delas apareceram no mercado depois de si; As empresas que funcionam exclusivamente na internet já têm poder para anunciar na televisão, as leiloeiras tradicionais estão a ser substituídas, o papel do jornal está convertido em pdf. E dentro de pouco tempo o seu cartão de cidadão vai permitir transacções ainda mais seguras e muitos serviços poderão ser prestados on-line sem o seu cliente sair de casa, tendo garantida a sua verdadeira identidade. Por isto, pelo seu futuro e pelo futuro da sua empresa, esteja atento a estes sinais porque eles podem significar “algumas” mudanças no seu negócio e na sua estratégia.

Concluído e sistematizando

Da mesma maneira que as mercearias da esquina viraram paisagem, também alguns centros comerciais podem virar museus. Acontece em tempos diferentes, em situações diferentes, mas pela mesma razão – falta de visão estratégica e resistência à mudança

Agora que o problema está clarificado, pode procurar algumas soluções para no futuro criar uma versão diferente desta história, mantendo-se ao lado dos melhores e aumentar os seus resultados. Neste manual encontra algumas sugestões, só tem de conseguir colocá-las em prática – arregace as mangas e estique as pernas – porque esta corrida vai ser longa e cansativa mas se essa é a sua melhor alternativa, resta-lhe começar hoje a trabalhar.



Voltar atrás